segunda-feira, 29 de junho de 2009

Falando sobre...


Jovens delinquentes..
Verifico que a nossa sociedade está sempre pronta a criticar e a apontar o dedo ao que está mal e ao que não concordam. A sociedade é feita disso mesmo, de troca de informações, opiniões e exposição de argumentos.

Todos os dias os noticiários iniciam com mais casos de violência nas escolas, agressões aos professores, assaltos efectuados por gangues juvenis, adolescentes problemáticos e afins...
"Hoje em dia não se tem mão neles", "São uma cambada de mal educados", "Já não há respeito"... etc...

Pergunto: Será que a origem destes problemas está neles? Seria injusto questionar a falha proveniente dos seus progenitores??

Pedro Strecht, um dos mais conceituados da área afirma que: "A existência de falhas emocionais muito precoces é também o que justifica o lado imaturo e frágil das estruturas de personalidade destes adolescentes. Grandes, crescidos por um lado, crianças, bebés por outro lado."

Na inexistência de relações afectuosas que impossibilitem o crescimento adequado destes jovens, parece-me injusto acusar-los quando ninguém lhes mostrou que podem ser e agir de outra forma.

E falando de justiça, talvez se esta funcionasse de forma preventiva e protectora, os resultados fossem mais positivos. Assim, "quanto mais protectora e reparadores for a sua intervenção, menos terá que agir punitivamente num futuro próximo.

O mais paradoxal no contacto com adolescentes delinquentes é ver a justiça cobrar-lhes sobre os quais a origem assenta em profundas injustiças. Num ciclo vicioso, castiga-se aquele que desde sempre já foi castigado, ajudando-se assim a que estes rapazes aumentem a ideia negativa de um sistema, que falha no equilíbrio entre protecção e punição.

De verdade, nada disto é mesmo justo. "...


Li...

Sem comentários:

Enviar um comentário